Treinamento muscular inspiratório para diminuir os sintomas de dispnéia

Uma das mais importantes manifestações extrapulmonares da #DPOC é a disfunção muscular esquelética, com perda de massa muscular, principalmente em coxas e braços, levando à diminuição da capacidade de exercício e queixas de fadiga, dispnéia (falta de ar) ao mínimo esforço.
Esta diminuição da resistência aos exercícios leva à redução da função cardíaca, levando a uma restrição ainda maior das atividades fisicas, criando um círculo vicioso decrescente, podendo levar à debilidade e imobilidade generalizada. Em relação à respiração, o músculo diafragma é o mais comprometido. Por ele ser o principal músculo respiratório, é fundamental reduzirmos ao máximo seu desgaste, assim como, reabilitá-lo, se for o caso.

 A #fisioterapia respiratória tem um papel essencial no acompanhamento de pacientes com DPOC, com implantação de estratégias para reduzir o trabalho ventilatório, melhorar a ventilação e diminuir a sensação da #dispnéia.

 Uma destas estratégias é o treinamento muscular inspiratório e expiratório, através de aparelhos incentivadores específicos.

 Em diversos estudos, o treinamento muscular inspiratório mostrou-se extremamente eficaz na melhora da força dos músculos inspiratórios e expiratórios (Trevisan et al, 2010; Clark C et al, 2000; Spruit MA et al, 2002; Weiner P et al, 2003). Estes estudos também comprovaram aumento da distância de caminhada sem dispnéia com o treino de força de membros inferiores.

 Portanto, há comprovadamente um aumento na qualidade de vida destes pacientes que realizam o treinamento respiratório com a fisioterapia.

Não deixe para depois. Faça fisioterapia respiratória!!

Dayana Coelho
Fisioterapeuta
Crefito 3 114099-F

Contatos: (11) 98583-8289
E-mail: contato@fisioterapeutadc.com.br

Treinamento para melhorar a dispnéia

 

#fisioterapiarespiratoria #dpoc #dispnéia#fisioterapeutadc #treinamentomuscularinspiratorio #fisioterapiaporamor #fisioterapeuta#fisioterapiacomamor #fisioterapiadomiciliar #saudeebemestar #saudeintegral#dkfisioterapiaintegrada#dkedcfisioterapiaintegrada #gratidao

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *