
👉No mês passado recebi uma paciente em meu consultório com histórico de entorse de tornozelo esquerdo há 3 meses. Utilizou robofoot (um imobilizador de tornozelo e pé) por 1 mês. Antes de vir até mim, fez 10 sessões de fisioterapia convencional, mas não observou melhora da mobilidade do pé. Sentia o pé preso, sem força, com sensação de que estava torta.
👣Ela chegou no consultório claudicando (mancando), acompanhada do marido pois não se sentia confiante para sair de casa sozinha.
❌Além desta sensação no tornozelo, também refere dor no joelho direito, quadril direito e ombro direito.
⚠️Durante a avaliação, pude perceber alteração da mobilidade de várias estruturas relacionadas com o tornozelo e pé.
🆘Quando solicitei que a paciente fizesse a flexão dorsal do pé (puxar a ponta do pé para cima), o pé direito fazia super bem, porém, o pé esquerdo (lesionado) quase não subiu. (olhe a foto do post)
⚠️Além disso, também foi observado alterações importantes no joelho direito, pelve (quadril) e ombro direito.
👉Como falado no post anterior, uma lesão no tornozelo/pé pode provocar diversas adaptações posturais e, consequentemente, dor nestas estruturas que tiveram que se adaptar ao novo centro de gravidade adquirido após a lesão.
Na primeira sessão, além da avaliação, já foi iniciado o tratamento.
Comecei identificando os bloqueios articulares no tornozelo e pé e devolvendo a mobilidade para estas estruturas. Quando você conhece os movimentos corretos que as estruturas devem realizar, fica fácil identificar quando estas não estão desempenhando seus papéis adequadamente. Após a identificação, corrige-se a disfunção e pode-se perceber melhora significativa da mobilidade.
💪Ja no final do atendimento, como mostrado na foto, conseguimos ganhar bastante mobilidade articular. Ela conseguiu fazer a flexão dorsal (ponta do pé para cima) quase que totalmente. A paciente saiu do consultório sem claudicar (mancar), sentiu que o pé não estava mais preso e consequentemente sentiu-se mais segura para caminhar.
Dayana Coelho
Fisioterapia / Osteopatia
(11) 98583-8289
#osteopatia #gratidao #entorsedetornozelo #viversemdores #vilamarianasaopaulo #vilaclementinosp