Osteopatia para Entorse de Tornozelo

 

👉No mês passado recebi uma paciente em meu consultório com histórico de entorse de tornozelo esquerdo há 3 meses. Utilizou robofoot (um imobilizador de tornozelo e pé) por 1 mês. Antes de vir até mim, fez 10 sessões de fisioterapia convencional, mas não observou melhora da mobilidade do pé. Sentia o pé preso, sem força, com sensação de que estava torta.

👣Ela chegou no consultório claudicando (mancando), acompanhada do marido pois não se sentia confiante para sair de casa sozinha.
Além desta sensação no tornozelo, também refere dor no joelho direito, quadril direito e ombro direito.

⚠️Durante a avaliação, pude perceber alteração da mobilidade de várias estruturas relacionadas com o tornozelo e pé.
🆘Quando solicitei que a paciente fizesse a flexão dorsal do pé (puxar a ponta do pé para cima), o pé direito fazia super bem, porém, o pé esquerdo (lesionado) quase não subiu. (olhe a foto do post)

⚠️Além disso, também foi observado alterações importantes no joelho direito, pelve (quadril) e ombro direito.

👉Como falado no post anterior, uma lesão no tornozelo/pé pode provocar diversas adaptações posturais e, consequentemente, dor nestas estruturas que tiveram que se adaptar ao novo centro de gravidade adquirido após a lesão.

Na primeira sessão, além da avaliação, já foi iniciado o tratamento.
Comecei identificando os bloqueios articulares no tornozelo e pé e devolvendo a mobilidade para estas estruturas. Quando você conhece os movimentos corretos que as estruturas devem realizar, fica fácil identificar quando estas não estão desempenhando seus papéis adequadamente. Após a identificação, corrige-se a disfunção e pode-se perceber melhora significativa da mobilidade.

💪Ja no final do atendimento, como mostrado na foto, conseguimos ganhar bastante mobilidade articular. Ela conseguiu fazer a flexão dorsal (ponta do pé para cima) quase que totalmente. A paciente saiu do consultório sem claudicar (mancar), sentiu que o pé não estava mais preso e consequentemente sentiu-se mais segura para caminhar.

Dayana Coelho
Fisioterapia / Osteopatia
(11) 98583-8289

#osteopatia #gratidao #entorsedetornozelo #viversemdores #vilamarianasaopaulo #vilaclementinosp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Posso ajudar?